sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Retrocesso
Avon financia testes em animais na China



Em novembro de 2011 a PETA (People for the Ethical Treatment of Animal) removeu da lista de empresas cruelty-free a Avon, que até então era muito conhecida e respeitada pelo mundo por sua política de não testar seus produtos em animais não humanos e pelo encorajamento de métodos alternativos de testes de segurança de cosméticos e incluiu a companhia entre as empresas que fazem testes em animais. Isso deixou muitos consumidores veganos dos produtos da empresa atordoados sobre o porquê desse retrocesso. Entende-se por vegano pessoas que não consomem nenhum produto de origem animal, além de esmiuçar a composição de cada produto antes de adquiri-lo, desde sabonetes, cremes até outros produtos, que passam por uma análise detalhada antes da compra.
A Avon estava incluída na lista cruelty-free da PETA por mais de duas décadas, mas daí veio uma notícia de que ela estava pagando por testes em animais na China, não se qualificando mais para ser listada como cruelty-free, passando para a lista de companhias que testam sim em animais.
Pelos testes em animais serem requeridos pelo governo chinês antes de muitos produtos cosméticos poderem ser comercializados na China, algumas companhias escolhem não vender seus produtos lá.
A PETA  vem apoiando os esforços do Instituto pelas Ciências In Vitro (http://www.iivs.org), que está provendo treinamento para cientistas na China no uso de métodos não animais de teste e trabalhando com membros do governo para aceitarem os métodos não animais que são usados nos EUA, na União Europeia e em muitas outras partes do mundo. Além disso, vem demandando da Avon contribuição significativa no esforço de apressar o processo.

Sabendo desse fato, um consumidor dos produtos Avon resolveu entrar em contato com a Cia. e cobrar explicações, além de dizer também que não consumiria mais os produtos da empresa enquanto ela não parasse de pagar testes animais na China. Teve a seguinte resposta:

“Obrigado por compartilhar seus pensamentos.
Obrigado por nos contatar.
O comprometimento da Avon em não testar em animais é o mesmo que tem sido por mais de vinte anos. Nada mudou, e nós continuamos a estar em comunicação com a PETA sobre o assunto. Nós sempre temos deixado bem claro que a Avon não conduz testes em animais “exceto quando exigido pela lei”. A Avon faz negócios em mais de cem países, e uma pequena porção desses países tem leis que requerem testes em animais. A Avon é apenas uma de uma longa lista de empresas de beleza globais que encaram a mesma questão. As únicas companhias que não vivem isso são aquelas que comercializam seus produtos em um número limitado de países. No entanto, em todo caso, antes de cumprir a lei, a Avon faz um esforço de boa-fé para persuadir a autoridade exigente a aceitar dados de testes não animais.
Para colocar isso em perspectiva, a Avon oferece aproximadamente 9 mil produtos em mais de 100 países, e em 2011 menos de 0,3% desses milhares de produtos da Avon foram testados em animais tal como exigido pela lei (isto são três décimos de 1% – 9000 x 0,003). Nossa meta é levar esse número a zero. É importante notar que a Avon independentemente substancia a segurança de seus produtos sem qualquer teste em animais e todo o programa global de segurança de produtos é calcado na oposição a testes desnecessários em animais e no respeito ao bem-estar animal. Em 1989 a Avon foi a primeira grande empresa de cosméticos no mundo a estabelecer uma política de não testar em animais. A única razão que uma pequena porção de produtos serem testados em animais é porque alguns governos ainda precisam aceitar o uso de abordagens alternativas cientificamente válidas para assegurar a segurança.
Embora não possamos falar em nome da PETA, nós acreditamos que eles tenham decidido se tornar defensores mais agressivos na arena global com o foco em mudar leis na porção de países que requerem testes em animais para cosméticos. Avon e PETA compartilham o objetivo comum de persuadir os governos a aceitarem alternativas de abordagem cientificamente válidas aos testes em animais. A Avon está trabalhando junto com outras empresas globais de beleza para obter a aceitação de alternativas aos testes em animais ao redor do mundo.
É importante notar também que a Avon oferece empregos e oportunidades econômicas para indivíduos ao redor do mundo, com 6,5 milhões de representantes de vendas ganhando dinheiro para sustentar a si mesmos e a suas famílias – e a vasta maioria das representantes de vendas são mulheres. Isso inclui muitas na China para quem as oportunidades econômicas são muito limitadas.
Representantes de vendas e consumidores da Avon podem continuar usando os produtos da Avon com confiança.
        Susan Heaney
        Equipe de Responsabilidade Corporativa da Avon
A Avon está comprometida em ser uma cidadã global responsável. Saiba mais em http://responsibility.avoncompany.com/

O que quer dizer que a Avon faz testes em animais não apenas na China, mas também numa quantidade indeterminada, dita pequena, de outros países. 

Se você é vegan, ou simpatizante da causa, saiba que o PEA (Projeto Esperança Animal), uma ONG brasileira em defesa dos animais, tem uma lista de empresas que não realizam teste de seus cosméticos em animais. Dentre as empresas brasileiras consideradas “amigas dos animais”, estão a Àgua de Cheiro, Contém 1 g, Embellezze e O Boticário.
O PETA (People for the Ethical Treatment of Animal), uma das organizações mais importantes pró-animais, também possui listas semelhantes com empresas internacionais.

Fonte: Portal Virgula e PEA (WWW.pea.org.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário